Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ferramentas para Desenho de Processo


Conforme comentei no post sobre a importância do desenho no mapeamento de processos (Aqui), vou demonstrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o levantamento do processo e o desenho do fluxograma. Em minha opinião, a melhor ferramenta é a de modelagem e projeção audiovisual. 




Quadro Branco e Flip Charts: Utilizar um quadro branco ou flip charts para anotar as informações e posteriormente transcrever para uma ferramenta de desenho é um método comum em levantamentos.  

Papel de flip chart e papéis adesivos: Colar um papel na parede e solicitar que os participantes escrevam as informações em papéis adesivos removíveis até chegarem em um acordo comum das atividades. Após concluído o modelo deve ser transcrito para uma ferramenta de desenho. 
Utilizei esta técnica e ela é muito eficiente, proporciona um envolvimento dos participantes e reduz a chance de erros do processo.

Ferramenta de desenho e reporte: Utilizar ferramentas baratas (MS-Visio, Power Point, entre outras), frequentemente estes desenhos são apresentados em MS-Word ou Power Point. Comum em modelagem hoje em dia.

Modelagem e projeção audiovisual: Utilizar ferramentas de desenho (Ex.: Bizagi Process Modeler), projetando a imagem em telas grandes para capturar e visualizar o desenvolvimento dos modelos. Esta é na minha opinião, a melhor técnica pois facilita o desenho e alterações que ocorram durante a reunião. A informação fica clara para todos os participantes. Não há necessidade de transcrição em outra ferramenta e pode ser disponibilizada por e-mail ou outros meios, imediatamente após a conclusão.


Referências: Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), Versão 2.0 


E você? Qual a melhor técnica na sua opinião? Utiliza alguma outra técnica? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário