Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

BPM Day - Eu Fui, Eu Vou...

O que é?
"BPM Day tem como objetivo discutir o tema Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management) e apresentar casos práticos de implementação. É parte integrante da estratégia da ABPMP Brasil de difusão e capacitação profissional em BPM." Fonte:ABPMP-BR

Participei de várias edições do BPM Day em Curitiba. É um evento gratuito muito interessante promovido pela ABPMP Brasil, que acontece durante o dia todo, tem como foco a apresentações de casos práticos de sucesso em Processos de Negócio de pequenas, médias e grandes empresas públicas e privadas e promove a discussão de BPM, metodologias, aplicações e outros demais temas relacionados. As apresentações são realizadas pelos próprios participantes da iniciativa de BPM das empresas palestrantes deixando as apresentações mais interessantes e práticas. 
Participam do evento profissionais como gerentes de processo, donos de processo, analistas de processo e negócio, designers de processo entre outros interessados no assunto.

O próximo BPM-Day Curitiba acontecerá dia 23/10/2014, no Centro de Eventos da FIEP (Avenida Comendador Franco, 1341, Uberaba, Curitiba - PR, Brasil).

A agenda completa dos eventos promovidos pela ABPMP-BR está disponível neste link: Agenda ABPMP-BR

E você? Já participou de algum evento BPM? Deixe o seu comentário!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ferramentas para Desenho de Processo


Conforme comentei no post sobre a importância do desenho no mapeamento de processos (Aqui), vou demonstrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o levantamento do processo e o desenho do fluxograma. Em minha opinião, a melhor ferramenta é a de modelagem e projeção audiovisual. 




Quadro Branco e Flip Charts: Utilizar um quadro branco ou flip charts para anotar as informações e posteriormente transcrever para uma ferramenta de desenho é um método comum em levantamentos.  

Papel de flip chart e papéis adesivos: Colar um papel na parede e solicitar que os participantes escrevam as informações em papéis adesivos removíveis até chegarem em um acordo comum das atividades. Após concluído o modelo deve ser transcrito para uma ferramenta de desenho. 
Utilizei esta técnica e ela é muito eficiente, proporciona um envolvimento dos participantes e reduz a chance de erros do processo.

Ferramenta de desenho e reporte: Utilizar ferramentas baratas (MS-Visio, Power Point, entre outras), frequentemente estes desenhos são apresentados em MS-Word ou Power Point. Comum em modelagem hoje em dia.

Modelagem e projeção audiovisual: Utilizar ferramentas de desenho (Ex.: Bizagi Process Modeler), projetando a imagem em telas grandes para capturar e visualizar o desenvolvimento dos modelos. Esta é na minha opinião, a melhor técnica pois facilita o desenho e alterações que ocorram durante a reunião. A informação fica clara para todos os participantes. Não há necessidade de transcrição em outra ferramenta e pode ser disponibilizada por e-mail ou outros meios, imediatamente após a conclusão.


Referências: Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), Versão 2.0 


E você? Qual a melhor técnica na sua opinião? Utiliza alguma outra técnica? Deixe o seu comentário!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

BPMN: Importância do Desenho

Muitas vezes nos deparamos com fluxogramas complexos e com alto nível de detalhes e informações. É de suma importância que tenhamos um completo conhecimento sobre a notação utilizada para realizar este desenho da forma mais clara e objetiva possível. Um processo bem desenhado facilita muito no entendimento do processo por parte dos envolvidos no projeto de melhoria.

Em reuniões de mapeamento, para levantamento do processo atual (As-Is), costumo utilizar a ferramenta de modelagem (Bizagi Process Modeler) para realizar o desenho. Existem diversas outras técnicas que podem ser utilizadas para realizar este levantamento (Técnicas Aqui).
Como utilizo esta ferramenta, antes de qualquer coisa, faço um breve treinamento com os participantes para alinhamento do conhecimento básico sobre a notação BPMN, isso evita perguntas como:

"Por que você utilizou este desenho para descrever esta informação?"
"Aquele desenho com envelope não ficaria melhor ali?" 
"Por que este desenho tem um sinal de mais?" 

O fluxograma deve ser desenhado de forma precisa e entendível a todos que irão utilizar e nada melhor do que realizar isto com os elementos corretos da notação. Procure sempre desenhar de uma forma que qualquer pessoa consiga ler e entender o processo.

BPMN é um padrão para modelagem de processos de negócio, mantida pela OMG (Object Management Group). Segue abaixo algumas leituras para estudo desta metodologia tão importante para profissionais da área de processos de negócio.

E você? Qual metodologia utiliza? Utiliza a metodologia BPMN? Deixe o seu comentário!